Síndrome de Tourette
O que é a Síndrome de Tourette?
A síndrome de Gilles de la Tourette (síndrome de Tourette ou TS) é um distúrbio neurológico que se manifesta pela primeira vez na infância ou adolescência, antes dos 18 anos. A síndrome de Tourette é caracterizada por muitos tiques motores e fônicos que duram mais de um ano. Os primeiros sintomas são geralmente movimentos involuntários (tiques) da face, braços, membros ou tronco. Esses tiques são frequentes, repetitivos e rápidos. O primeiro sintoma mais comum é um tique facial (piscar, contrair o nariz, fazer caretas). Outros tiques do pescoço, tronco e membros podem substituir ou ser adicionados.
Esses tiques involuntários (que o paciente não controla) também podem ser complicados e envolver todo o corpo, como chutes e pisadas. Muitas pessoas relatam sentir o que é descrito como impulsos premonitórios: o desejo de realizar uma atividade motora. Outros sintomas, como tatear, pensamentos e movimentos repetitivos e distúrbios obsessivos também podem ocorrer.
Há também tiques vocais. Esses tiques vocais (vocalizações) geralmente ocorrem junto com os movimentos. As vocalizações podem incluir rosnados, pigarros, gritos e latidos. Eles também podem ser expressos como coprolalia (o uso involuntário de palavras obscenas ou palavras e frases inadequadas no contexto social) ou copropraxia (gestos obscenos). Apesar de sua ampla divulgação pública, a coprolalia e a copropraxia não são comuns nos transtornos de tiques.
Ecolalia (repetir as palavras ou frases de outra pessoa como um eco) ou coprolalia ou copropraxia não precisam estar presentes para que um diagnóstico de síndrome de Tourette seja feito. No entanto, para que o diagnóstico seja confirmado, tanto movimentos involuntários quanto vocalizações devem estar presentes. Episódios de eco também são relatados, embora com menor frequência. Entre eles estão a repetição de palavras alheias (ecolalia), de palavras próprias (palilalia) e a repetição de movimentos de pessoas.
Embora os sintomas de TS diferem de pessoa para pessoa e variam de muito leve a grave, a maioria dos casos se enquadra na categoria leve. Condições relacionadas podem incluir problemas de atenção (TDAH/TDAH), impulsividade (e transtorno de oposição), comportamento obsessivo-compulsivo e transtornos de aprendizagem do desenvolvimento. Geralmente, há uma história de tiques, síndrome de Tourette, TDAH ou TOC na família. A síndrome de Tourette e outros transtornos de tiques ocorrem em todos os grupos étnicos. Os homens são afetados 3 a 4 vezes mais frequentemente do que as mulheres.
A maioria das pessoas com ST e outros transtornos de tiques pode levar uma vida produtiva. Não há barreiras para suas conquistas na vida pessoal e profissional. Pessoas com ST podem ser encontradas em todas as profissões. Um objetivo da Associação Tourette é educar os pacientes e o público sobre as muitas facetas dos transtornos de tiques. O aumento da compreensão e tolerância do público aos sintomas da ST são de vital importância para aqueles que sofrem com eles.
O distúrbio recebeu o nome do neuropsiquiatra francês que descreveu com sucesso a doença no final do século XIX.
*Fonte:
Descobridor da Síndrome de Tourette
Georges Albert Edouard Brutus Gilles de la Tourette nasceu em 30 de outubro a partir de 1857 em Saint-Gervais-les-Trois-Clochers , perto Poitiers , França .
Foi um neurologista Francês. É o epônimo a Síndrome de Tourette , um distúrbio neurológico.
Em Em 1873 , aos 16 anos, Tourette iniciou seus estudos médicos em Poitiers. Mais tarde mudou-se para Paris onde se tornou estudante, balconista e médico do lar de seu mentor, o influente neurologista contemporâneo Jean-Martin Charcot , diretor do Hospital Salpêtrière. Charcot também o ajudou a subir em sua carreira acadêmica. Tourette estudou e ensinou psicoterapia , histeria e ramificações médicas e legais da mesmerismo (atual hipnose ).
Em 1884 Tourette descreveu os sintomas da síndrome de Tourette em nove pacientes, para os quais usou o nome "maladie des tics" (doença do tiques ). Charcot renomearia a síndrome "doença de Gilles de la Tourette" em sua homenagem.
Em 1893 (ou 1896 ) um ex-paciente atirou em Tourette no pescoço, alegando que a havia hipnotizado contra sua vontade; mesmo assim, ele sobreviveu ao ataque. Seu mentor, Charcot, havia morrido recentemente, e seu filho havia morrido recentemente, também tragicamente. Depois de todos esses eventos, Tourette começou a ter mudanças repentinas de humor, que variavam de depressão a hipomania . No entanto, ele continuou a organizar palestras públicas em que ele falou sobre alfabetização , mesmerismo e teatro .
Tourette publicou um artigo sobre histeria no Exército alemão , que irritou Otto von Bismarck [ carece de fontes] e outro artigo sobre as condições anti-higiênicas nos hospitais flutuantes do rio Tamisa . Ele analisou, com Gabriel Legue, o relato da abadessa Jeanne des Anges sobre sua histeria, supostamente baseada em seu amor não correspondido pelo padre Urbain Grandier , que mais tarde seria queimado por feitiçaria.
Ao redor de 1902 , a doença de Tourette piorou e ele foi demitido do cargo.
Gilles de la Tourette morreu em 22 de maio a partir de 1904 em um hospital psiquiátrico Lausana , Suíça .
*Fonte da Wikipédia
Pesquisa Síndrome de Tourtte
COMO VOCÊ PODE AJUDAR?
Como membro do Cycling Club com uma pequena taxa anual
Participação ativa em marchas, treinos e provas de ciclismo do Clube.
Participação nas Assembleias anuais do Clube.
Os membros do clube compartilham o que as redes sociais do clube publicam.
contribuinte anual
Para aquelas pessoas que querem colaborar com uma anuidade, sem ter que praticar nenhum esporte, sendo sócios plenos.
Doação direta para a conta do Club Ciclista Pedaladas por el Tourette
Com a doação direta ao Clube, será emitido um Certificado de Doação em nome da pessoa ou empresa que a fizer.
Com Merchandising Solidário
Com a aquisição dos produtos do nosso merchandising solidário
CONTA BANCÁRIA
IBAN: ES29 2100 1792 8102 0020 5375
BENEFICIÁRIO
CC PEDANDO A TOURETTE
CONCEITO
DOAÇÃO
Solicite o certificado de sua doação por e-mail
DESTINO DOS FUNDOS ARRECADOS PELO CLUBE DE CICLO PEDALADAS POR EL TOURETTE
Todos os fundos angariados pelo Clube destinam-se a tudo o que tenha a ver com a investigação da doença e/ou causas que de alguma forma contribuam para uma vida melhor para as pessoas que sofrem desta doença rara.
Esses fundos estão atualmente alocados para a Obra Social Ischaida e seu projeto "Azul".
(clique em qualquer uma das imagens e descubra esta equipa maravilhosa)